Palestra do Embaixador da Índia na ACRJ


Paulo Protasio
  • Enviar por e-mail
    Enviar por e-mail
    Para múltiplos destinatários separe os e-mails por vírgula.
  • Salvar em PDF

Em conjunto com o Embaixador da Índia estamos preparando uma apresentação de todo o legado da Cúpula do G20, realizada na Índia durante esse ano, no dia 28 de novembro próximo ao Governador Cláudio Castro juntamente com Vice Governador Thiago.


A proposta é de desenhar um caminho para a construção coletiva de uma agenda de desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo no Estado do Rio de Janeiro, a partir do conhecimento acumulado nos grupos de trabalho realizados ao longo das reuniões do G20 Índia, aproveitando a oportunidade da realização de uma ação local junto aos municípios do RJ, durante a presidência do Brasil no Grupo, em 2024.


Essa proposta vem como mais uma afirmação exaltada pelo evento com sua marca de um Sul Global. O Brasil assim dará continuidade a larga contribuição produzida pela Presidência da Índia.

Esta iniciativa está sendo liderada pela Autoridade de Desenvolvimento Sustentável do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Dada a complexidade e a relevância do tema, faz-se necessário o apoio técnico, com comprovado conhecimento e experiência no tema, para suportar o Estado no desenvolvimento de sua ação. Não nos referimos somente ao uso do conteúdo dos documentos gerados durante a série de eventos realizados até o corrente mês, a nível global, e pela Rio2030 a nível local. Consideramos ter chegado o momento de fazer valer o nosso mote: É hora de agir.


A reunião do dia 28 é consequência de uma provocação coletiva dos países membros que sempre apresentam, a cada ano, um valor que poderíamos chamar de gLOCAL*. No Brasil temos que trazer para o centro do mundo o indivíduo e seu território - saber dele, seu valor. É mais do que NÃO DEIXAR NINGUÉM PARA TRÁS. gLOCAL é mais que um sentimento, uma razão, um conhecimento mais profundos, é saber de seu ser, do seu saber e realizar, em nome de seu viver bem e melhor. Não temos outra saída se não for pelo desenvolvimento local sustentável.


Criado pelo Decreto 48.532, de 02 de junho de 2023, no âmbito da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, o Programa Rio2030 tem por objetivo geral incentivar e potencializar a realização de projetos e iniciativas que acelerem a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas no estado do Rio de Janeiro até 2030, promovendo transformações sustentáveis a partir de engajamento da sociedade civil, setor privado, academia, setor público e organismos internacionais em prol de uma agenda comum.


Comentários
Carregando...