A 18ª Cúpula do G20 foi realizada com sucesso na Índia, em Nova Deli, de 9 a 10 de setembro de 2023, esse momento foi o desembocar de todos os processos e reuniões do G20 realizados ao longo do ano entre ministros, altos funcionários e a sociedade civil, durante todo o processo do G20 foram formulados uma série de documentos e relatórios importantes, que devem ser utilizados como a base de uma construção futura.
Estes relatórios gerados durante o G20 na Índia devem desempenhar um papel crucial na preparação e orientação para o G20 no Brasil em 2024. Esses documentos não apenas refletirão os desafios e conquistas globais enfrentados durante o ano anterior, mas também nos oferecerão insights valiosos para orientar as discussões e decisões no processo da nossa Cúpula.
A importância dos relatórios reside na capacidade de fornecer uma visão abrangente das dinâmicas econômicas, políticas e sociais que moldaram o cenário internacional, pois eles destacaram as tendências emergentes, ameaças potenciais e oportunidades para cooperação entre as nações participantes, além disso, os relatórios abordam questões críticas, como mudanças climáticas, saúde global, comércio internacional e desenvolvimento sustentável.
Já para o G20 no Brasil em 2024, os relatórios da edição anterior na Índia deverão servir como um guia estratégico, pois permitirão que os líderes brasileiros compreendam as lições aprendidas durante a Presidência Indiana e assim identifiquem áreas de melhoria e ajustem as políticas e estratégias de acordo, devemos levar em consideração que a continuidade na análise das questões globais oferece uma perspectiva acumulativa, promovendo a eficiência e a eficácia nas respostas coletivas que devem ser dadas.
Além disso, os relatórios têm um papel crucial na promoção da transparência e na construção da confiança entre os membros do G20, quando compartilhamos essas informações detalhadas sobre desafios comuns e experiências nacionais, os relatórios contribuem para um diálogo mais aberto e colaborativo.
No contexto específico do Brasil em 2024, os relatórios do G20 na Índia podem oferecer percepções valiosas sobre questões que afetam diretamente o país, como o crescimento econômico, a segurança alimentar e as relações comerciais e essas informações são essenciais para o desenvolvimento de estratégias nacionais alinhadas com os objetivos globais e para a construção de parcerias significativas.
Devemos levar adiante a ideia de materializar o que foi discutido na Índia, transformar essas discussões globais em ações locais, pois só assim teremos uma transformação de fato, feita pela base, devemos fazer cumprir o legado deixado pela Índia por meio dos seus relatórios e discussões, traduzi-los para o entendimento da população em uma mobilização social enorme durante 2024.
É Hora de Agir!